“Vamos entrando no clima do Mundial, para estarmos no ponto quando chegar o dia da estreia Brasil, para podermos torcer e comemorar”, disse à Agência Lusa o estudante Pedro Belfort.

O jovem brasileiro deslocou-se a um dos pontos turísticos mais famosos da “Cidade Maravilhosa” para ver o jogo de abertura do Mundial de 2010, entre a anfitriã África do Sul e o México e disse que torceu pelos sul-africanos.

“Estou aqui a torcer pela África do Sul, pelo nosso treinador (Carlos Alberto Parreira) e aquele povo que merece”, explicou.

Para Pedro, que disse pretender acompanhar os jogos com a família e os amigos, a expectativa para os próximos dias do Mundial passam por “muita alegria rumo ao hexacampeonato”.

Já o reformado Hilton Silva disse que estava a caminhar pela orla quando viu a arena: “Vi o movimento e entrei. E estou a ver o jogo, é a África do Sul”, disse, com entusiasmo.

Para Hilton, a equipa de Portugal será a mais difícil obstáculo que o Brasil vai enfrentar na primeira fase: “A equipa de Portugal é difícil, tem o Cristiano Ronaldo, mas eu acredito mais nos brasileiros”, garantiu.

A gerente de marketing do Porto Bay Rio Internacional Hotel, Sofia Santos, promete, por seu lado, tornar o bar do hotel ponto de concentração dos portugueses.

O hotel, localizado em frente à Arena da FIFA, em Copacabana, é administrado por um grupo português e está a preparar a programação para hóspedes e a comunidade portuguesa para assistir às partidas da seleção das “quinas”.

“Decidimos que o nosso bar e o nosso restaurante serão o ponto de encontro dos portugueses. Estamos a ter muitas solicitações”, disse à Agência Lusa.

Os preparativos para a estreia lusa já começaram: “Penso que terça feira vamos dar um grande pontapé de saída. Já estamos a contar com cerca de 50 pessoas, hóspedes portugueses no hotel e portugueses que vivem no Rio”.

Para Sofia Santos, assistir aos jogos do Mundial2010 no Brasil, que acolherá o próximo campeonato, em 2014. “é contagiante”, destacou.

“Espero bem que Portugal passe (a primeira fase) e a festa será cada vez maior e as surpresas cada vez maiores, com certeza”, finalizou.