“Declaramos daqui a nossa condenação a esta máfia mundial e desta organização corrompida”, disse o coronel Kadhafi no sábado à noite, citado pela agência AFP, num discurso por ocasião do 40.º “aniversário da evacuação das tropas americanas da Líbia”, em 11 de Junho de 1970.

Inicialmente prevista para sexta-feira, as comemorações foram adiadas por um dia, para não coincidirem com a abertura do Mundial2010, na África do Sul, país que ganhou uma corrida à organização da prova na qual também participou a Líbia.

“A política corrupta seguida por esta organização corrompida deve ser combatida e nós vamos combatê-la regularmente”, declarou o guia da revolução líbia perante milhares de simpatizantes e militares, na base aérea de Mitiga, nos arredores de Tripoli.

Kadhafi acusou ainda a FIFA de “tráfico de seres humanos e de fazer renascer a escravatura”, por, segundo afirmou, “comprar jogadores de países pobres para os colocar em campos [centros de formação] nos países ricos e depois vendê-los”.

Segundo o dirigente Líbio, “com os milhares que ganha com o tráfico de seres humanos, a FIFA devia ajudar os países pobres a acolherem o Campeonato do Mundo”.