O golo da equipa japonesa surgiu ao minuto 38, na sequência de uma cruzamento da direita de Matsui e Honda, perto do segundo poste, controlou a bola e rematou para dentro da baliza de Souleymanou.

No entanto, apesar do golo e vantagem japonesa, assistiu-se a um desafio onde os Camarões conseguiram criar lances de maior perigo perto da área japonesa mas nos últimos instantes do encontro, a equipa africana revelou deficiências no sistema táctico e muita desorganização.

O segundo encontro do Grupo E foi arbitrado pelo português Olegário Benquerença e o leiriense esteve muito activo durante o jogo assinalando muitas faltas.

Já na segunda parte, ao minuto 48, Samuel Eto'o passou por três adversários junto à linha-de-fundo e rematou em arco com a bola a passar a centímetros do poste. Uma jogada individual espectacular do avançado do Inter de Milão.

A cinco minutos dos 90, Mbia quase fez o empate. O médio rematou forte e colocado de fora da área, e a bola bateu com estrondo na barra da baliza à guarda de Kawashima.

Nos últimos minutos, Honda rematou com força, fora da área, e valeu a defesa do guardião dos Camarões, que evitou o segundo do japonês.

O Japão venceu pela primeira vez fora de casa (só tinham duas vitórias, em 10 jogos, ambas em casa, em 2002) enquanto os Camarões, que somavam quatro empates e uma vitória em estreias no campeonato do Mundo, sofreram o primeiro desaire numa estreia.

O Estádio Free Stat, em Bloemfontein, tem capacidade para 45 mil pessoas, mas as bancadas estiveram longe de estarem preenchidas.

Desta forma, as quatro equipas do Grupo E já jogaram a primeira ronda e Holanda e Japão somam três pontos, enquanto Camarões e Dinarmarca estão sem pontos.

A segunda jornada do Grupo E realiza-se sábado, com os encontros entre os vencedores (Holanda-Japão) e o embate entre os vencidos (Camarões-Dinamarca).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.