O médio chileno do Sporting Matias Fernandez mostrou-se hoje tranquilo com a previsível titularidade do concorrente Valdivia no Mundial África do Sul 2010 e elogiou o esquema táctico de três avançados idealizado pelo treinador argentino Marcelo Bielsa.

“É verdade que não consegui demonstrar nos meus clubes (o espanhol Villarreal e o Sporting) aquilo que fiz com o Chile, mas tenho a certeza de que o vou conseguir”, afirmou, adiantando sentir-se “mais cómodo” com o sistema utilizado pelo seleccionador do Chile.

“Facilita muito o trabalho. A verdade é que me sinto muito bem e espero fazer um grande Mundial. Aqui há competência. É o normal no futebol. Para lá das diferentes características que temos, eu trabalho para ser titular e “El Mago” Valdivia também. O treinador é que decide”, continuou.

O seleccionador do Chile espera ainda para saber se o avançado Humberto Suazo recupera a tempo de uma lesão, já que se o ponta de lança do Saragoça estiver indisponível Valdivia poderá actuar mais adiantado e Fernandez na sua posição natural de médio.

O Chile estreia-se na quarta-feira diante das Honduras, em Nelspruit, pelas 12:30 (em Lisboa), em encontro do Grupo H do Mundial, do qual fazem ainda parte a Espanha e a Suíça.