A Meo anunciou hoje que vai disponibilizar a partir de quinta-feira, na transmissão do jogo França-México, do Grupo A do Mundial2010, a opção que inibe o som emitido pelas vuvuzelas.

Os mais de 640 000 clientes do produto da Portugal Telecom terão a possibilidade de acompanhar o jogo com o som original ou retirarem o som das vuvuzelas, mantendo todo o som ambiente do estádio.

Esta funcionalidade, exclusiva, gratuita e pioneira em Portugal, estará disponível até final do Mundial da África do Sul para todos os clientes Meo IPTV (ADSL e Fibra Óptica) e Meo Satélite que pretendam assistir aos jogos transmitidos nos canais RTP, RTP HD e SIC.

A opção de retirar o som das vuvuzelas apresentada pela Meo sucede à da estação televisiva francesa Canal+, que, a partir de hoje, difunde os jogos do Campeonato do Mundo de futebol da África do Sul sem o som das vuvuzelas.

De acordo com uma informação avançada pelo canal de televisão por cabo, a empresa Audionamix desenvolveu um dispositivo electrónico que permite retirar o som das vuvuzelas, sem modificar o som ambiente.

O Canal+, TF1 e France Télévisions anunciaram a recepção de inúmeras queixas dos espectadores, incomodados com os sons emitidos por este instrumento tradicional e que a FIFA já considerou um “símbolo” do torneio.

A cadeia britânica BBC revelou terça-feira estar também a estudar a possibilidade de reduzir o som das vuvuzelas nas transmissões.

Algumas vozes se levantaram contra o som produzido pelas vuvuzelas, mas o presidente da FIFA, Joseph Blatter, veio a público dizer que a utilização dos artefactos faz parte da tradição africana.