A Argentina precisa de apenas um ponto frente à Grécia para garantir a qualificação para os oitavos de final do Mundial2010 de futebol, no dia em que a França pode dizer "au revoir" à competição.

México e Uruguai discutem terça-feira a liderança do grupo A, sabendo que um empate qualificará as duas equipas para a ronda seguinte, afastando a França e a anfitriã da competição.

Em Rustemburgo, as duas selecções americanas, que comandam o grupo com quatro pontos, sabem que o empate chega, mas sabem também que a vitória, e a liderança da "poule", poderá evitar a temível Argentina, caso a equipa orientada por Maradona vença o grupo B.

Vida mais bem complicada têm a França, campeã mundial em 1998 e protagonista de vários escândalos na presente edição - ainda sem qualquer golo -, e a anfitriã África do Sul, equipas que hoje se defrontam, em Mangaung.

Só uma improvável combinação de resultados poderá permitir a qualificação dos anfitriões ou dos vice-campeões mundiais: a derrota de México ou Uruguai, aliada a um triunfo por, pelo menos, três golos de diferença.

A Argentina, a um ponto de assegurar em definitivo o apuramento para os oitavos de final, vai apresentar-se, em Pretória, com uma equipa “revolucionada” frente à Grécia, no encerramento do Grupo B.

A equipa de Diego Maradona é a melhor posicionada neste momento, mas, deste agrupamento, ainda está tudo por definir, pois também Grécia, Coreia do Sul e Nigéria têm hipóteses de entrar na fase a eliminar.

Do quarteto, os africanos são os que estão em pior situação, pois têm de bater a Coreia do Sul, no jogo de Durban, e esperar que a Argentina faça o mesmo aos gregos, em Polokwane.

Mesmo assim, só depois de feitas as contas do desempate, já que neste cenário, asiáticos, europeus (campeões do Euro2004) e africanos terminarão com os mesmos pontos (três, contra nove dos sul-americanos).