Os antigos internacionais portugueses Eusébio e António Simões, que disputaram o Mundial de 1966 de futebol, estiveram hoje alguns minutos à conversa com os suplentes de Portugal no encontro com a Coreia do Norte.

No regresso a Magaliesburgo, depois da goleada sobre a Coreia do Norte (7-0), na segunda jornada do Grupo G do Mundial2010, apenas nove jogadores lusos estiveram no relvado da Bekker School.

Antes do início do apronto, os jogadores ouviram durante alguns minutos as palavras de Eusébio e António Simões, assim como do seleccionador português, Carlos Queiroz, terminando a palestra com uma salva de palmas.

Dos jogadores não utilizados na Cidade do Cabo, apenas Deco, Ruben Amorim e Pepe não estiveram na sessão, sendo que o defesa ficou no ginásio.

Os dois médios deslocam-se hoje a Joanesburgo para realizarem exames de ressonância magnética, depois de terem surgido na ficha do jogo assinalados como lesionados.

De acordo com uma nota da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Deco “mantém queixas dolorosas na anca direita”, enquanto Ruben Amorim apresenta uma “mialgia da região anterior da coxa direita”.

Perante cerca de meio milhar de adeptos – o facto de ser dia de trabalho não permitiu as enchentes de outros treinos abertos –, os jogadores realizaram algum trabalho físico e exercícios de finalização.

Portugal volta a treinar na quarta-feira, às 15:30, numa sessão apenas aberta 15 minutos à comunicação social e que será antecedida pela conferência de imprensa de um jogador.

Na quinta-feira, Portugal parte para Durban, onde no dia seguinte defronta o Brasil, na terceira e última jornada do Grupo G.

A equipa das "quinas” ocupa o segundo lugar da “poule”, com menos dois pontos que o Brasil, já qualificado, e mais três que a Costa do Marfim e quatro que a Coreia do Norte, necessitando de apenas um empate para seguir em frente.