A imprensa chinesa de Pequim rendeu-se hoje ao “sabor latino” do futebol português, classificando a goleada de Portugal frente à vizinha Coreia do Norte (7-0) como uma “poderosa exibição”.

“Um Portugal sem piedade desbaratou a Coreia do Norte”, disse o jornal Global Times.

“Poderoso Portugal”, proclamou o China Daily.

A semana passada, a imprensa chinesa mostrou-se entusiasmada com o desempenho das três selecções asiáticas na primeira ronda do Mundial, e em particular com “o espírito de luta” dos jogadores norte-coreanos.

“A Coreia do Norte caiu de muito alto”, comentou o jornal “Beijing Xin Bao” acerca do jogo com Portugal.

Para o China Daily, o “sabor latino” exibido segunda-feira frente à Coreia do Norte faz mesmo de Portugal “um dos favoritos ao título de campeão mundial”.

O principal jornal desportivo do país, Ti Tan, traz na primeira página um comentário de Paulo Futre intitulado “Em Frente, Portugal”.

“Portugal tem 99,99 por cento de possibilidades de se qualificar para a fase seguinte do Mundial e se jogar assim frente ao Brasil é possível que ganhe”, diz o antigo internacional português.

No jogo de segunda-feira, a selecção portuguesa foi “mais longe que a geração dourada”, assinalou o Ti Tan, referindo-se ao tempo de Luís Figo e Rui Costa.

A China não conseguiu qualificar-se para o Mundial na África do Sul, mas a sua maior estação de televisão transmite em directo todos os jogos da competição.