Os principais jornais europeus dão hoje destaque e são muito elogiosos à vitória de Portugal por 7-0 frente à Coreia do Norte, alcançada na segunda-feira no Mundial de futebol da África do Sul.

“Fim da travessia do deserto”, escreve o alemão Tagesspiegel, de Berlim, na legenda de uma foto de Cristiano Ronaldo a marcar o seu golo pela selecção, quebrando um “jejum” de 16 meses, enquanto o Frankfurter Allgemeiene publica um artigo muito elogioso para a equipa das "quinas", com o título: “O primeiro festival de golos, e até Ronaldo marcou”.

O Die Welt, em chamada de primeira página, afirma que ”Portugal atropelou a Coreia do Norte com uma grande exibição” e o Bild, o tablóide mais lido na Alemanha, escolheu para título “7 X Portuknall”, o que significa mais, ou menos, que Portugal explodiu sete vezes contra a Coreia do Norte. O mesmo jornal publica ainda uma sequência fotográfica do curioso golo de Ronaldo, com a legenda “A coisa mais louca fez Ronaldo”.

Em Espanha, o principal jornal desportivo, a Marca, refere que “Portugal renasceu com uma goleada” e “destruiu sem piedade a Coreia do Norte”.

O As, outro desportivo espanhol, destaca que “Cristiano por fim marcou”, depois de “mais de 16 meses” sem um golo em jogos oficiais da selecção.

“Portugal tem um ídolo, Cristiano Ronaldo, e um anjo, Raul Meireles. O médio do FC Porto foi o autor do golo que permitiu a Portugal vencer a repescagem contra a Bósnia e apanhar o bilhete para a África do Sul. E ontem [segunda feira] voltou a mostrar a sua faceta de salvador da pátria, ao marcar o primeiro golo português em terras africanas”, escreve.

Embora tenha dividido as suas páginas desportivas com a Espanha e os problemas na selecção francesa, a imprensa belga deu também grande espaço à goleada lusa.

“O cemitério dos Elefantes” foi o título escolhido pelo Le Soir, com um artigo ilustrado por uma foto de Cristiano Ronaldo antes do golo que marcou no jogo de segunda-feira, com a bola nas costas, enquanto o diário La Libré Belgique optou pelo título: “Portugal vaporiza Coreia do Norte”.

Por seu lado, o De Morgen titula “Portugal arrasa Coreia do Norte por 7-0”, num artigo com imagens de Ronaldo e Raul Meireles e uma chamada à primeira página e o De Standaard também chama a vitória à primeira página, mas virando-se para a estrela portuguesa: “Ronaldo acordou”.

A vitória expressiva de Portugal foi noticiada sem grande destaque na imprensa francesa, aliás como outros resultados do dia, nomeadamente a vitória da selecção da Espanha.

O L’Équipe, o maior jornal desportivo francês, resume o 7-0 como uma goleada que “arrasou a Coreia do Norte”, enquanto o Le Monde coloca Simão como autor do “golo do dia” e fala do “festival português”, num jogo em que “Portugal atomizou a Coreia do Norte” e que foi “o remake de 1966”.

A atenção dos jornais franceses está concentrada no “escândalo” de uma selecção de França “em decomposição” e que pode hoje se despedir da África do Sul, após o jogo com a selecção anfitriã.

A imprensa britânica alude também ao jogo, tendo o Guardian realçado a estrela da selecção portuguesa: “Ronaldo em forma no destroçar da Coreia do Norte”.

O Sun faz um jogo de palavras com o nome de Portugal para ilustrar a ideia de que os portugueses encantaram no jogo com a Coreia do Norte e que "aceleraram enquanto os coreanos amoleceram”, tendo o Times salientando: “Ronaldo feliz por ser jogador de equipa no desbaratar da Coreia do Norte”.