O sofrido triunfo sobre a Coreia do Norte, por 2-1, deixou algumas dúvidas sobre a real capacidade da equipa brasileira, que, contudo, mostrou melhorias frente à Costa do Marfim, que derrotou por 3-1.~

O conjunto brasileiro tem vivido à custa das suas principais individualidades, como Luís Fabiano, que marcou dois golos frente aos marfinenses, Kaká, que não defronta Portugal sexta-feira, Robinho, Elano ou Maicon, que abriu o caminho da vitória sobre a Coreia do Norte.

Nos dois primeiros jogos, o ponto mais frágil foi a defesa, que consentiu golos fáceis à Coreia do Norte e à Costa do Marfim.

Contudo, o Brasil, único país totalista em fases finais de mundiais, surge sempre como favorito à conquista do título, mesmo quando não apresenta o seu melhor futebol, como aconteceu em 2002, ano em que conquistou o “penta”, sob o comando do ex-seleccionador luso Luiz Felipe Scolari.

As opções do “escrete” acabam por ser uma garantia para o seleccionador brasileiro, Dunga, que tem tido no banco jogadores como os benfiquistas Luisão e Ramires, Daniel Alves, Nilmar, Júlio Baptista e Grafite, facilmente titulares em muitas das selecções do Mundial2010.

Apesar da boa fase de qualificação e de ter apenas cinco derrotas em 57 encontros, Dunga tem tido uma relação difícil com a imprensa brasileira e, numa das últimas conferências, insultou mesmo um jornalista.