Em jogos do Campeonato do Mundo, Portugal apenas venceu o Brasil em 1966, em Inglaterra. O resultado de 3-1 ainda está na história do Mundial, que se repete este ano depois de Portugal ter batido a Coreia do Norte com uma goleada.

Na África do Sul os navegadores contam com a presença dos dois "carrascos" do Brasil em 1966, isto é, os jogadores que apontaram os golos nesse encontro: Eusébio (dois golos) e António Simões (golo de cabeça, após cruzamento do "Pantera Negra").

O exemplo dos dois históricos do futebol nacional poderá servir para indicar o rumo no jogo com o Brasil. “Vai ser um jogo interessante. O Brasil tem um plantel que lhe permite, uma vez que está apurado para a fase seguinte, mexer na sua equipa e julgo que nesse aspecto temos de ter algum cuidado, não podemos prever esta embalagem que conseguimos no confronto com a Coreia”, disse Simões durante o treino realizado esta tarde na escola de Bekker, em Magaliesburg.

Já Eusébio lembra que “o Brasil nesse ano de 66 não estava bem”. Em declarações aos jornalistas o Pantera Negra recorda que Pelé, seu “colega e amigo, tinha uma lesão e mesmo assim quis entrar”.

Eusébio recusa afirmar que “Portugal seja mais forte” mas acredita que os navegadores vão “entrar com o pé direito como entraram neste campeonato do mundo e arrancar um bom resultado, uma vitória ou um empate”. No entanto, afirma Eusébio, “o Brasil é campeão do mundo tem bons jogadores, jogadores inteligentes, não há comparação entre Portugal e Brasil”.

Dentro de campo, salienta Eusébio, “acontecem coisas. Ainda há pouco tempo fomos a Brasília numa festa e perdemos por seis, oxalá na sexta-feira isso não aconteça”, sublinhou o Pantera Negra.

Simões, que em 66 marcou, de cabeça, ao Brasil, recorda a jogada. “Sou eu que inicio a jogada e sou eu que a termino. Não é normal eu fazer golos de cabeça mas fiz algumas dezenas de golos de cabeça, que para a minha estatura não é normal. Mas é o reflexo de um jogador atento à possibilidade de poder fazer um golo”.

Para Simões, o jogo com o Brasil será “um desafio de uma mesma cultura, de uma mesma língua, que começa a ter alguma rivalidade entre os dois países mas sobretudo que os dois possam desfrutar de um grande encontro entre Portugal e o Brasil”.

A cidade de Durban recebe a 25 de Junho o encontro mais aguardado deste Mundial 2010.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.