Decorridos os primeiros 45 minutos do Eslovénia-Inglaterra, da terceira jornada do grupo C, os ingleses vencem por 1-0 e têm ao seu alcance o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial 2010.

Se nos outros dois encontros que disputaram neste Mundial os ingleses não conseguiram impor o seu futebol, no jogo desta tarde, em Port Elizabeth, a equipa de Capello procurou desde cedo mostrar que queria carimbar a passagem aos oitavos-de-final com uma vitória e uma exibição mais condicente com o seu estatuto.   

Os primeiros dez minutos começaram num ritmo alto e esse foi o único período em que a equipa eslovena conseguiu dar resposta às investidas britânicas.

Aos 14, na marcação de um livre, Lampard obrigou Handanovic à primeira defesa apertada da tarde e Rooney, pouco depois, tentou o primeiro do Mundial, mas a bola sofreu um desvio e acabou por sair pela linha final.

A Inglaterra começava a empurrar a Eslovénia para junto da sua área e aos 23’ o hoje titular Jermain Defoe antecipou-se ao defesa central Suler e bateu pela primeira vez o guarda-redes esloveno Handanovic, que podia ter feito mais para deter o remate do avançado do Tottenham.

A Inglaterra chegava finalmente à liderança do marcador e logo de seguida Handanovic voltou a vacilar, defendendo para a frente um cruzamento da direita.

Na recarga, Lampard atirou pouco por cima, vendo Gerrard, poucos minutos depois, estar perto de ampliar para 2-0 por duas vezes.

Com este resultado ao intervalo, a Inglaterra assegura a passagem à fase seguinte e terá a companhia da Eslovénia, já que no outro jogo do grupo Argélia e EUA continuam empatados a zero.