Depois da goleada infligida à Coreia do Norte, a selecção nacional parte para este jogo com a moral em alta e com os adeptos, mesmo os menos convictos, confiantes na passagem à fase seguinte havendo mesmo quem arrisque numa vitória sobre o "escrete". Tal como recorda Duda "o último jogo com o Brasil não era a sério".

Quem não vai brincar, garantidamente neste encontro será o Brasil que, sem kaká, vai tentar contrariar a história quando, há 44 anos, a selecção de Eusébio derrotou o "escrete" de Pelé, bicampeã em título.

Queiroz mostra-se confiante mas cauteloso na abordagem a esta partida e espera que "seja um grande jogo de futebol".

Portugal e Brasil encontraram-se uma vez em jogos oficiais, em 1966, em Inglaterra, com as "quinas" a chegar ao terceiro lugar do Mundial, depois de derrotar o conjunto de Pelé, por 3-1, na fase de grupos.

Contudo, no confronto directo com Portugal, a selecção "canarinha" leva clara vantagem, tendo vencido 12 dos 18 encontros realizados, 17 dos quais de carácter particular.

Antes do encontro de Brasília, os confrontos no século XXI eram favoráveis a Portugal, com dois triunfos e um empate.

Dunga já garantiu o apuramento, ao contrário de Portugal, que ainda depende do resultado do jogo entre a Coreia do Norte e Costa do Marfim, mas seria preciso "uma catástrofe para que tal não aconteça" tal como recorda Paulo Futre em declarações ao Sapo Desporto.

O ex-internacional português lembra que "foram golos bonitos" os que Portugal marcou frente à Coreia do Norte e mostra-se confiante no conjunto de jogadores treinados por Carlos Queiroz.

Com seis pontos, o Brasil precisa de apenas mais um para garantir o primeiro lugar no Grupo G, enquanto a equipa lusa também só necessita de um para garantir os oitavos de final.

Portugal até pode perder com o Brasil, desde que a diferença de golos de um possível desaire somada à diferença de tentos num triunfo da Costa do Marfim sobre a Coreia do Norte não atinja os nove. Mas nas contas também deve ser colocada a parcela do adversário dos oitavos.

O primeiro do Grupo G vai encontrar o segundo do Grupo H. Espanha, Chile ou mesmo a ousada Suíça podem aparecer no caminho de portugueses e brasileiros.

As contas do Grupo H estão ainda mais complexas com o Chile a liderar com seis pontos e a jogar a última partida com a Espanha que apenas tem três, juntamente com a Suíça.

O Portugal vs Brasil foi o primeiro jogo a esgotar neste Mundial 2010 e com as contas praticamente decididas haverá pouco jogo de tudo ou nada.

Carlos Queiroz ainda não deu indicação que fará descansar jogadores até porque as surpresas deste Mundial têm sido abundantes e só a vitória poderá assegurar a passagem. Mas apanhar a Espanha nos oitavos de final poderá significar o adeus ao Mundial.

O jogo da próxima fase será realizado a 28 ou 29 de Junho e rodar jogadores é imperativo para as duas equipas. Queiroz tem duas baixas confirmadas, Deco e Ruben Amorim e Dunga apenas não conta com Kaká expulso no último jogo. Mas a FIFA "limpa" o cadastro para os oitavos.

Os olhos de lusos e brasileiros estarão colocados da decisão do grupo H. A evitar será a Espanha mas a prestação dos campeões europeus não tem sido brilhante nesta fase do Mundial 2010.