A Holanda vai tentar carimbar amanhã o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial 2010 frente aos Camarões, que já estão fora da próxima ronda da prova. Apesar desse facto, o seleccionador dos Leões Indomáveis promete atitude e empenho dos camaroneses.

"Claro que é um jogo importante. O estádio está cheio, temos a imagem e o prestígio a defender. Tenho muito respeito pela Holanda, é um dos favoritos do Mundial e será duro para nós, mas também por isso temos de estar preparados para lutar", afirmou o treinador francês, que comanda os Camarões há cerca de um ano.

Paul Le Guen lamentou ainda o seu fracasso no primeiro Campeonato do Mundo em África. "Tentei o meu melhor, mas não consegui atingir os objectivos. Temos de levantar a cabeça e defender as cores dos Camarões com dignidade e até ao fim. Mas é verdade que estou desapontado".

"O treinador tem de ser responsabilizado. Sou eu o treinador e assumo a responsabilidade pela campanha, mas não quero falar sobre ‘as culpas’ agora, talvez mais tarde", acrescentou, sem deixar de frisar as dificuldades de motivação de uma equipa já eliminada: "É difícil preparar a equipa quando se já foi eliminado. Mas é o nosso trabalho, podemos estar desapontados mas ainda assim é um privilégio estar onde estamos, apesar do que nos aconteceu. Temos de ser fortes e fazer o nosso trabalho da melhor forma possível."

Relativamente ao adversário de amanhã, a quem basta um empate para garantir o primeiro lugar, Le Guen desfez-se em elogios à Laranja Mecânica. "Penso que a Holanda é uma grande equipa, tem jogadores de qualidade e habituados a disputar grandes jogos. Quando se tem Robben, Van Persie, Van der Vaart, Sneijder… Têm ainda um bom treinador e estão habituados às grandes competições", sublinhou.

O desafio entre Camarões e Holanda, da terceira jornada do Grupo E, está marcado para as 19h30 (hora em Portugal) no estádio Green Point, Cidade do Cabo.