Os comandados de Carlos Queiroz foram copiosamente derrotados pelo Brasil, por 6-2, em Brasília, a 18 de Novembro de 2008, num encontro particular.

Desde então, Portugal conseguiu 18 jogos sem derrotas, com 13 vitórias, a última das quais frente à Coreia do Norte, por 7-0, na segunda jornada do Grupo G, e cinco empates, um deles na estreia do Mundial2010, frente à Costa do Marfim.

Nestes 18 encontros, a selecção lusa apenas sofreu três golos, somando sete encontros consecutivos sem conceder qualquer tento aos adversários.

Esta marca apenas é superada pela selecção comandada pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, que esteve 19 jogos sem perder, num período em que conseguiu 16 triunfos e três empates.

O registo começou depois de uma derrota com a República da Irlanda, em Dublin, num particular (0-1 a 09 de Fevereiro de 2005) e teve o seu último jogo nos quartos de final do Mundial2006, um “nulo” frente à Inglaterra, que Portugal acabou por eliminar nas grandes penalidades (3-1).

A derrota com a França (0-1), nas meias finais da prova alemã, pôs um ponto final nesta sequência, a 05 de Julho, em Munique.