O médio, com uma lesão muscular da coxa esquerda, não esteve hoje de manhã no Bekker High School, enquanto Deco, com um problema na anca direita – e que também deverá falhar o jogo com os “canarinhos” – esteve presente, mas fez treino à parte.

Na sessão, aberta para imagens apenas durante 15 minutos, Carlos Queiroz contou de resto com todos os jogadores, num treino após o qual a equipa regressa ao Valley Lodge, local onde se encontra instalada, para depois seguir viagem para Durban.

A comitiva irá seguir para o aeroporto de Lanseria, de onde o parte voo às 14:45 locais (13:45 de Lisboa) para Durban, onde já não treinará, depois da FIFA ter pedido às duas selecções para pouparem o relvado do estádio de Durban.

O jogo de sexta-feira com o Brasil, da última jornada do grupo G do Mundial2010 de futebol, é uma oportunidade para a selecção apagar a má imagem deixada em 2008 num particular disputado em Brasília, em que foi goleada por 6-2.

Essa foi a última derrota de Portugal frente ao Brasil e, neste Mundial da África do Sul, são 13 os jogadores das “quinas” que estiveram presentes nesse desaire.

O jogo de sexta-feira entre brasileiros e portugueses está agendado para as 16:00 locais (15:00 em Lisboa), sob a arbitragem do mexicano Benito Archundia e realiza-se à mesma hora do outro jogo do grupo G, que opõe a Costa do Marfim à Coreia do Norte, em Nelspruit.