A Espanha não fez uma grande primeira parte, sempre com muitas dificuldades na transição para o ataque mas a verdade é que vence, ao intervalo, o Chile por 2-0.

O suspeito do costume David Villa colocou a bola na baliza quando viu que Bravo não morava lá. O guarda-redes do Chile saiu da grande área para impedir um ataque de Torres mas colocou a bola nos pés do “El guaje” que, de primeira, atirou em balão para dentro de uma baliza vazia. Passavam 24 minutos de jogo.

Aos 37 minutos, Iniesta lançou Villa pela esquerda, o avançado devolveu para a zona central onde surgiu Iniesta a rematar, à entrada da área, sem hipótese para Bravo.

Já não bastava a derrota e a selecção do Chile viu ainda Marco Estrada ser expulso por ver dois cartões amarelos.

Apesar de estar em vantagem, a Espanha mostrou algumas deficiências no sector defensivo enquanto o Chile mostrou-se mais forte no ataque mas revelando falta de eficácia na finalização.

Com este resultado, e a manter-se o nulo no encontro entre a Suíça e Honduras, a Espanha poderá ser o adversário de Portugal nos oitavos de final do Mundial2010. Chile poderá ficar com a equipa brasileira na próxima fase.