Portugal tem a ingrata tarefa de tentar contrariar a “tradição” brasileira de ficar em primeiro lugar na fase de grupos. Quando ficou em segundo, o Brasil nem chegou à final.

É preciso recuar 32 anos (Mundial de 1978, na Argentina) para encontrar o Brasil no segundo lugar da fase de grupos. Apenas em 1974, no Mundial realizado na então República Federal da Alemanha (RFA), a história foi idêntica. Nesses dois anos, o “escrete” não chegou à final, ficando em quarto em 1974 e em terceiro em 1978.

A história foi bem diferente em 1966 para os brasileiros, que não passaram da fase de grupos, mas neste Mundial este cenário de eliminação não se coloca, pois já garantiram o apuramento. A 19 de Julho desse ano, Portugal venceu por 3-1, com golos de Simões e Eusébio, naquele que também foi o último encontro para os dois países nesta fase da competição.

Selecção com mais títulos ganhos, em busca do hexa (seis) na África do Sul, o Brasil é também a única equipa a ter estado presente em todas as edições, desde 1930.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.