Suarez marcou aos oito minutos de jogo, Chung Yong Lee empatou aos 68’, mas o jogador uruguaio, num golo perfeito, aos 80’, empurrou os sul-americanos para os “quartos” onde já não conseguiam chegar há 40 anos.

A Coreia do Sul entrou bem na partida, desinibida e determinada em chegar à área da baliza sul-america, criando a primeira situação de golo logo aos 5 minutos. Park Chu-Young, através da marcação de um livre directo, levou a bola a bater no poste direito da baliza de Muslera.

O Uruguai, a jogar com um tridente atacante constituído por Forlan, Cavani e Suarez, chegou à vantagem aos 8 minutos, depois de uma excelente jogada na esquerda de Diego Forlan. O avançado do Atlético de Madrid aproveitou bem o espaço concedido na esquerda para, através de um cruzamento interior ao segundo poste, oferecer o golo a Suarez. O guarda-redes sul-coreano, Jung Sung-Ryong, não ficou bem na fotografia, ao permitir que a bola atravessasse a pequena área.

Aos 31 minutos, destaque para um remate à entrada da área de Park Chu-Young que passou muito perto do poste direito da baliza de Muslera.

Na segunda parte, melhor a Coreia do Sul, ante um Uruguai que não conseguia ganhar o meio-campo. Por isso, o golo, aos 68’, não foi de estranhar. Num livre marcado na esquerda, um jogador do Uruguai alivia mal de cabeça, a bola sobrou para Chung Yong Lee cabecear e fazer o tento do empate.

Os asiáticos continuavam a comandar o jogo e na única oportunidade da segunda parte, o Uruguai voltou a colocar-se em vantagem. Fórlan cobrou o canto na direita, a defesa sul-coreana a não conseguir cortar e a bola sobrou para Suarez que, já dentro da área, rematou em arco, para um golo perfeito.

O Uruguai é a primeira equipa a apurar-se para os quartos-de-final do Mundial. Esta tarde, pelas 19:30, Estados Unidos e Gana disputam uma vaga nesta fase.