A pouco menos de 24 horas para o grande jogo, o técnico italiano que assume os destinos de Inglaterra acredita que em perspectiva está um “grande jogo”, um dos melhores que se podem ver ainda antes de a prova chegar às meias- finais.

“Temos praticado as grandes penalidades, mas espero que não seja necessário chegar até elas”, referiu Capello, bastante mais satisfeito com as melhorias da equipa depois de empatar os dois primeiros jogos na fase de grupos (Estados Unidos e Argélia) e vencer o último (Eslovénia).

Para o grande jogo frente à Alemanha, agendado para domingo às 16:00 em Bloemfontein (15:00 de Lisboa), o técnico poderá contar com todos os jogadores, mesmo com Wayne Rooney, com problemas num tornozelo no último jogo.

O avançado do Manchester United já treinou hoje sem limitações e, para o jogo de domingo, deverá ser titular ao lado de Defoe, o autor do único golo da Inglaterra na vitória frente à Eslovénia.

Do lado da Alemanha, Lukas Podolski está preparado para o grande embate, assegurando que a sua equipa não tem nenhuma razão “para temer” a Inglaterra, um adversário histórico e num confronto entre antigos campeões mundiais.

“Não os devemos temer. É verdade que jogaram relativamente bem o último jogo do grupo, mas pelo que fizeram globalmente até agora não há motivos para isso”, justificou o jogador.

Podolski, que falhou uma grande penalidade frente à Sérvia, disse ainda que os germânicos não querem chegar a uma decisão por grandes penalidades, mas que se isso acontecer está preparado para assumir a responsabilidade.

“Não queremos ir até aí, a nossa intenção é decidir o jogo no tempo regulamentar”, afirmou.

Em Mundiais, a Alemanha, três vezes campeã (1954, 1974 e 1990), e a Inglaterra, uma vez (1966), já se encontraram em quatro ocasiões (num total de 27 entre competição e particulares), mas duas delas ficaram para a história.

A primeira em 1966, com os ingleses a jogarem em casa e a vencerem (4-2 à Alemanha na final) e a segunda em 1970 no México, nos quartos de final, com os germânicos a recuperarem de uma desvantagem de 2-0 e terminarem com um 3-2, já no prolongamento.

As outras duas vezes em que se encontrarem em Mundiais foi no Espanha82, com um empate sem golos, e no Itália90, com a Alemanha a vencer nos "penalties" nas meias-finais e depois de 1-1 no tempo regulamentar.

O jogo de domingo disputa-se no Free State Stadium, sob a arbitragem do uruguaio Jorge Larrionda.

O vencedor do jogo defrontará nos quartos de final a equipa que se qualifique do embate entre a Argentina e o México.