Os embates do Uruguai frente à Coreia do Sul e dos Estados Unidos diante do Gana inauguram hoje a fase de “mata-mata” (a eliminar) do Mundial de futebol África do Sul2010, nos oitavos de final.

A partir das 15:00 (de Lisboa), em Port Elizabeth, os “celestes” uruguaios, com dois títulos (Uruguai1930 e Brasil1950), mas sem chegar aos quartos de final desde o México1970, batem-se com os “reds” sul-coreanos, que alcançaram o quarto posto em 2002, quando receberam a prova.

O Uruguai chegou aos oitavos de final como primeiro classificado do grupo A, superiorizando-se ao país anfitrião, ao México e à vice-campeã do Mundo, a França, enquanto a Coreia do Sul foi a segunda melhor equipa do Grupo B, depois da Argentina e à frente da Grécia e da Nigéria.

Pelas 19:30, em Rustenburgo, o único “sobrevivente” africano, Gana, que na estreia em Mundiais foi eliminado nos oitavos de final do Alemanha2006 pelo Brasil, defronta os EUA, na sua sexta fase final seguida de um total de nove.

As “estrelas negras” do Gana ficaram dois pontos atrás da Alemanha, no Grupo D, com os mesmos quatro da Austrália, enquanto a Sérvia foi a “lanterna vermelha”.

A equipa norte-americana venceu o agrupamento C, com tantos pontos quanto a Inglaterra (cinco), deixando pelo caminho Eslovénia e Argélia.