Tevez bisou (25’ e 52’), Higuain fez o outro tento argentino (33’) e Hernandez fez o golo de honra dos mexicanos (71’), num jogo que ficou marcado pelo golo irregular dos argentinos no 1-0.

Entrou melhor o México, sem medo daquela que muitos consideram a grande candidata a sagrar-se campeã do Mundo. Afoitos e bem na transição defesa-ataque, os mexicanos ainda fizeram os sul-americanos conter a respiração.

Bastaram oito minutos para a baliza de Sergio Romero estremecer: pontapé de  muito longe de Salcido, Romero batido, mas a trave a impedir o primeiro golo.

No minuto seguinte foi Guardado. Boa jogada de Geovani dos Santos pela direita, a passar bem para Guardado que remata cruzado, com a bola a raspar no poste.

Messi deu o “ar da sua graça” aos 12’, numa jogada individual e a rematar à entrada da área, com Perez atento a defender.

Aos 25’, o momento do jogo, por ser o primeiro golo da partida e por ser de forma irregular. A jogada principiou em Messi que num primeiro passe para Tevez vê a bola ser defendida por Perez. O guarda-redes não consegue segurar, a bola sobra para Messi que à segunda mete em Carlos Tevez que, em posição irregular, faz o 1-0.

Os mexicanos contestar, Rosseti ainda se reuniu com o árbitro assistente, mas o golo foi validado. Mais um erro da arbitragem, depois do golo não validado à Inglaterra, esta tarde.

Os jogadores mexicanos perderam um pouco o ritmo com que iniciaram o jogo e foi a Argentina a ampliar a vantagem aos 33’, por Gonzalo Higuain, depois de uma falha gritante da defesa.

Aos 42’, Higuain podia ter bisado, mas o cabeceamento saiu ligeiramente ao lado.

Mesmo a fechar o primeiro tempo, Hernandez chegou atrasado a um cruzamento na grande área, mas Sergio Romero estava batido.

Na segunda parte, jogo equilibrado, com o México a tentar chegar ao golo, mas a Argentina ainda conseguiu ampliar a vantagem, aos 52’, num golo perfeito de Tevez. O jogador argentino, de frente para a baliza, rematou forte à entrada da área para o 3-0 e para o seu segundo golo no encontro.

O México teve três boas oportunidades, aos 60’, 63’ e 70, primeiro por Barrera, numa boa jogada inidvidual, a rematar já sem ângulo à malha lateral, e depois Hernandez a cabecear por cima, na sequência de um bom cruzamento de Barrera. Na última, fio Heinze que salvou em cima da linha de baliza, após remate de Hernandez.

Os mexicanos ainda conseguiram o tento de honra, por Hernandez, aos 71’, numa boa jogada do camisola 14. A fechar, Messi, ainda em branco na prova, num grande remate, fez Perez brilhar e negar o 4-1.

A Argentina, agora com o melhor ataque da prova, com 10 golos, vai defrontar nos “quartos” a Alemanha, segundo melhor ataque, com nove golos, numa “final antecipada”. O encontro está marcado para dia 3 de Julho.