Como se costuma dizer, o futebol é um jogo de 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha. Um dto que encaixa na perfeição para este encontro, em que os pupilos de Capello saiem vergados por 4-1. Com o domínio do jogo em grande parte do tempo, a Inglaterra não contou com o contra-ataque mortífero dos germânicos, que, assim, seguem em frente.

Klose inaugurou o marcador aos 20 minutos, Podolski ampliou para 2-0 aos 33’, Upson reduziu (35’),  e aos 38’, o momento do jogo, com Lampard, num chapéu a fazer golo, mas o árbitro, mal, não validou. Um bis de Muller, na segunda parte, fechou o marcador em 4-1.

A Alemanha dominou a equipa inglesa nos primeiros minutos e foi sem surpresa que chegou à vantagem no minuto 20. Pontapé de baliza batido pelo guarda-redes alemão, Manuel Neuer, directo para a grande área inglesa onde Klose, aproveitando uma desatenção dos centrais ingleses e já em queda, fez o 1-0.

Não há fora de jogo no golo alemão porque a bola veio directamente do guarda-redes.

O golo de Klose galvanizou os alemães, que aos 33’ ampliaram a vantagem para 2-0. Klose voltou a estar no lance ao desmarcar Muller, que centrou para o segundo poste, onde surgiu Podolski a finalizar de pé esquerdo, com a a bola a passar por entre as pernas de David James.

A Inglaterra ferida no seu orgulho reagiu ao domínio alemão e aos 35 minutos reduziu a desvantagem para 2-1. Canto marcado à maneira curta, Gerrard cruzou na direita, saída fora de tempo de Neuer e Upson no coração da área cabeceou para o fundo das redes.

O jogo estava relançado com a Inglaterra a anular o domínio inicial alemão. A Inglaterra começou a dar mostras do seu real potencial e começou a conquistar posse de bola. Aos 38’, Lampard consegue fazer um chapéu ao guarda-redes alemão, mas o fiscal de linha anulou o lance por considerar que a bola não passou na totalidade a linha de baliza. As imagens televisivas confirmaram o erro do fiscal e a Inglaterra foi para intervalo a perder por 2-1.

À entrada para o segundo tempo, domínio claro dos ingleses. Lampard podia ter feito, novamente, o golo do empate, na marcação de um livre, mas a bola foi direitinha à trave da baliza alemã.

A Inglaterra não desistiu e esteve mais perto do golo, com maior presença na área contrária, mais posse de bola, sem que a Mannschaft conseguisse criar oportunidades de golo.

Mas, quando nada fazia esperar e no ascendente da Inglaterra, a frieza alemã veio ao de cima e em menos de cinco minutos, sentenciou o encontro.

Aos 67’, e depois de um livre da Inglaterra, os alemães saíram em contra-ataque, numa boa combinação entre Schweinsteiger, que esperou, e Muller, para o golo do nº13. E o bis estaria ali à porta. Quatro minutos volvidos, novo contra-ataque mortífero dos germânicos e Muller a ampliar para 4-1. Ozir fugiu bem a Barry, esperou pela chegada de Muller que, em corrida, só teve de encostar.

Aos 81’, o capitão Gerrard ainda rematou forte, mas Neuer, atento, negou o golo inglês.

A Inglaterra está fora do Mundial, podendo ter feito melhor na fase de grupos e a Alemanha espera agora por Argentina ou México, que jogam às 19:30, com claro favoritsmo para a equipa dos Pampas.