O primeiro golo dos brasileiros surgiu de bola parada ao minuto 34. Na sequência de um canto na direita batido por Maicon, Juan sozinho ao segundo poste, cabeceou de forma indefensável, inaugurando o marcador.

Mas primeira situação de perigo do Brasil deu-se logo aos 4 minutos com uma boa abertura de Daniel Alves para Luís Fabiano, que descaído na direita, rematou cruzado ao lado da baliza. Uma boa jogada mas uma finalização deficiente.

Depois do primeiro golo, a selecção Chile descontrolou-se um pouco na organização defensiva e permitiu que Luís Fabiano marcasse o segundo, três minutos depois.

Num contra-ataque rápido da selecção brasileira, Robinho colocou a bola no centro para Kaká, com o jogador do Real Madrid a isolar Fabiano, que sozinho perante Bravo, fintou o guardião chileno e atirou para uma baliza vazia.

O Brasil marcou o seu terceiro e último golo na segunda parte, ao minuto 58. Numa arrancada de Ramires, o jogador do Benfica colocou a bola nos pés de Robinho, que de primeira, rematou para o fundo das redes.

Do lado chileno a melhor oportunidade para reduzir a desvantagem aconteceu ao minuto 65. Perto da grande área, Valdivia dominou com o pé esquerdo e rematou com o pé direito, a bola saiu rente ao poste da baliza de Júlio César.

Com esta vitória, o quadro dos quartos-de-final fica quase completo. Ao Uruguai, Gana, Argentina, Alemanha e Holanda junta-se agora o Brasil. Os vencedores do Japão – Paraguai e Espanha – Portugal completarão as duas vagas que faltam.

Brasil defrontará a Holanda na sexta-feira às 15 horas.