Homem cheio de história, François Pienaar,que recebeu das mãos de Mandela o troféu de campeão do Mundo de râguebi em 1995,  foi convidado para jantar com a selecção nacional, esta segunda-feira, por ser uma fonte de inspiração, nas palavras de Queiroz.

“Imaginem o que está a acontecer em Portugal esta noite, como as pessoas se estão a sentir, como vão acordar amanhã. Têm de imaginar que vão ser campeões do Mundo, que esse é o derradeiro sonho. Têm de entrar com energia positiva para o jogo”. Foram estes os três conselhos de Pienaar aos Navegadores para o encontro de terça-feira com a Espanha, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

A selecção portuguesa tem de entrar em campo “sem arrependimentos” e sem medos e explicou que “o que aconteceu em 1995, pode acontecer agora”.

“Apesar de a Espanha estar um pouco mais acima no ‘ranking’, quando se chega à fase a eliminar decide-se nos pormenores. Nós conseguimos em 1995, espero que eles consigam amanhã (terça-feira) ”, disse.

Exemplo para Carlos Queiroz, Pienaar era a pessoa perfeita para dar ainda mais motivação à selecção nacional.

“Eu achei que era interessante na véspera de um jogo importante convidá-lo para partilhar com a equipa a inspiração que teve, a liderança que teve. Todas estas coisas pequenas ajudam-nos a ganhar um pouco de relva, de estarmos um pouco mais à frente dos outros”, afirmou.

Portugal defronta a Espanha terça-feira, em encontro dos oitavos-de-final do Mundial2010, marcado para a Cidade do Cabo.