Depois da decisão do Tribunal Constitucional que considerou segunda-feira total ou parcialmente ilegais 14 artigos do Estatuto da Catalunha, os catalães estão "revoltados", e hoje apoiam a selecção portuguesa.

"Hoje que é um dia muito conflituoso entre Espanha e a Catalunha, prefiro que ganhe Portugal, porque para mim, pessoalmente, a relação entre a Catalunha e Portugal é melhor do que a relação com Espanha", referiu à Lusa, Antoni Flotats, um catalão de 36 anos, que hoje apoiará Portugal no jogo dos oitavos de final do mundial.

Quando questionado pelo resultado final do jogo, o catalão respondeu "espero que ganhe por pouco, porque na equipa de Espanha tem alguns jogadores do Barcelona".

"Quero que Espanha não ganhe!", disse Oriol Ibars, um catalão de 28 anos, que prevê um resultado de 2-1, vitória para Portugal com os golos de "Simão Sabrosa e Cristiano Ronaldo".

Nacho Gonzáles, natural da Catalunha, ainda está com dúvidas em relação ao jogo: "Entre Espanha e Portugal, prefiro que ganhe Espanha, embora tenho as minhas dúvidas, pelos problemas que a Catalunha tem com Espanha, ainda não sei, vou esperar para ver".