Alberto Navarro é o embaixador de Espanha em Portugal. Com as filhas a estudar em escolas portuguesas, e já com”um bebé alfacinha” não adianta o resultado final para o duelo ibérico destes oitavos-de-final, embora, confesse, não ficar triste com a derrota espanhola, como ficaria se o adversário fosse outro. 

“Gostaria que este jogo não fosse nos oitavos. Poderia ser na final ou nas meias-finais. Para mim, esta é a melhor selecção espanhola de sempre, melhor até do que a que foi campeã da Europa [2008. Mas Portugal é a única equipa que ainda não encaixou golos e tem Ronaldo, Simão ou Meireles, que podem fazer a diferença”, sublinhou em entrevista ao SAPO Desporto.

O representante espanhol em terras lusas considera que esta é a "melhor selecção espanhola de sempre". No entanto, o favoritismo que lhe é atribuído tem o reverso da medalha, "a pressão enorme" a que os jogadores orientados por Vicent Del Bosque estão sujeitos.

“Toda a Espanha está entusiasmada, e acredita que desta vez a formação de "nuestros hermanos" chegar à final, mas por outro lado, há uma pressão imensa”, frisou.

Segundo as estatísticas, nos últimos 50 anos, desde 1960, Portugal leva vantagem. “Portugal ganhou três vezes, a Espanha uma e houve sete empates. Aqui como não pode haver empate, uma delas vai ganhar”, lembrou.

O embaixador espanhol só espera que hoje os árbitros não influenciem o encontro: “Espero que não haja erros de arbitragem como houve no Alemanha-Inglaterra e no Argentina-México”, sublinhou.

O Espanha-Portugal, um duelo ibérico inédito em fases finais de Mundiais, realiza-se esta tarde às 19:30, no estádio Green Point, na Cidade do Cabo, e, se Portugal sair vitorioso, o embaixador Alberto Navarro não vai ficar triste.

“Se Portugal tiver merecido ganhar vou dar os parabéns, vou ficar contente, como não ficava se o rival fosse outro”, assume.