As autoridades sul-africanas anunciaram hoje a detenção de um jornalista britânico sob acusação de ter ajudado um adepto inglês a furar as barreiras de segurança e a entrar no balneário da selecção inglesa, após o jogo da fase de grupos frente à Argélia.

O adepto foi detido dois dias após o incidente, sob acusação de violação de propriedade. No final do jogo entre Inglaterra e Argélia, o adepto conseguiu alcançar o balneário da selecção inglesa, onde pediu satisfações aos jogadores e equipa técnica pelo nulo frente à Argélia. O adepto foi controlado pelos seguranças do estádio enquanto discutia com David Beckham. O adepto foi detido e colocado em liberdade após pagamento de fiança.

A Federação inglesa exigiu um inquérito à FIFA, pela falha de segurança no Estádio, o que levou a investigação a reunir suficientes provas para considerar que a invasão ao balneário da selecção inglesa foi orquestrada por vários indivíduos. O jornalista britânico envolvido na invasão do balneário está ligado ao Sunday Mirror.