Até aos 20 minutos, o jogo estava morno sem grandes ocasiões de golo. A equipa asiática a apostar num jogo mais directo enquanto os sul-americanos prendiam mais a bola no meio-campo.

O Paraguai despediçou duas boas oportunidades durante os primeiros quarenta e cinco minutos. Aos 21 minutos, Barrios recebeu a bola dentro da área, rodopiou bem e rematou de pronto. Kawashima esticou-se e evitou o golo. Oito minutos depois, após canto na esquerda, gerou-se grande confusão na área, com a bola a sobrar para Santa Cruz que, de pé esquerdo, atirou ao lado.

Do lado asiático, a melhor oportunidade surgiu aos 21 minutos. Com um grande pontapé de Matsui, a meio do meio-campo, e a bola só foi parada pelo ferro quando Villar estava batido. Já perto do final da primeira parte, Honda rematou com força, fora da área, e a bola passou rente ao poste do guardião do Paraguai.

Ainda faltam mais quarenta e cinco minutos e deste encontro sairá o adversário de Portugal ou Espanha nos quartos-de-final do Mundial2010.