O primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se hoje confiante na hipótese de Portugal vencer esta noite a Espanha no Campeonato do Mundo de Futebol e disse que no seu espírito só está a palavra “vitória”.

José Sócrates falava aos jornalistas no final da sessão de lançamento do primeiro posto dos 1300 postos de abastecimento de combustível para veículos eléctricos, no Parque das Nações.

Os jornalistas questionaram o primeiro-ministro sobre as negociações entre Governo e PSD em torno da política de portagens e também sobre a reunião que teve segunda-feira à noite com os principais responsáveis pela banca a operar em Portugal.

No entanto, José Sócrates, além da temática dos veículos eléctricos, apenas aceitou falar das suas perspectivas para o jogo desta noite entre Portugal e Espanha para o Campeonato do Mundo de futebol.

“Espero que Portugal ganhe [o jogo com a Espanha] e tenho muita confiança na equipa portuguesa, que tem grande talento e grande capacidade. Quem quer ganhar tem de acreditar em si próprio – essa á a atitude certa”, comentou.

“A única coisa que tenho no meu espírito é a palavra vitória”, referiu, antes de manifestar a convicção que, neste momento, o primeiro ministro de Espanha, José Luís Zapatero, “pensa exactamente da mesma forma”.

Zapatero “é um optimista como eu. Há quem diga que os políticos são profissionais do optimismo e a verdade é que muitas vezes temos de puxar por nós próprios para fazermos face às dificuldades da governação. Acho que os espanhóis têm a mesma intenção que nós: ganhar, ganhar e ganhar”, disse.

Para José Sócrates, nenhum jogador português deixará de ter uma palavra no seu espírito: “vitória”.