Sem Metro e com os autocarros a serem insuficientes para responder à procura, milhares de adeptos estão a deslocar-se de carro e a pé para a zona do estádio, onde está instalado o ‘fan park’ espanhol.

Muito próximo, mais exactamente num bar da rua Brasil, começam a concentrar-se os adeptos portugueses que se reunirão a convite da Câmara Hispano-Portuguesa.

Desde o início do mundial, e como já tinha ocorrido no Euro2008, a CHP transmite todos os encontros de Portugal.

Centenas de adeptos reuniram-se já nos três primeiros jogos da primeira fase do Mundial.

Hoje, como explicou à Lusa Aureliano Neves, presidente da CHP, a afluência esperada é ainda maior pelo que foi preciso procurar um espaço de maior dimensão.

“É uma iniciativa que está a ser imensamente bem acolhida pelos portugueses de todas as idades”, afirmou.

“É um jogo crucial. Quem passar hoje tem lugar quase garantido para as meias-finais”, afirmou.

Aureliano Neves admite não ter gostado da forma como a imprensa espanhola tem tratado o jogo de hoje, especialmente por ter mostrado alguma felicidade por a Espanha não defrontar o Brasil.

“Acho que a Espanha pode sentir algum calafrio com o jogo. A imprensa espanhola teve alguma atitude de júbilo por não lhe tocar o Brasil, subestimando assim a selecção portuguesa”, disse.

“Não foi bom ver como a imprensa espanhola se congratulou por isso, mas pode ser que as contas lhe saiam goradas”, comentou.

Nas ruas as cores da bandeira espanhola são visíveis em cachecóis e bandeiras, tendo sido também colocadas em muitas janelas de casas e até de escritórios.

Em alguns carros mostram-se também as bandeiras espanholas, com todos a convergirem para o Santiago Bernabéu.

As centenas de bares da cidade, como ocorre aliás em toda a Espanha, estão a preparar-se para uma grande afluência.