O adepto britânico que invadiu o balneário da seleção inglesa no Mundial de futebol no jogo com a Argélia [0-0] foi multado em 100 dólares (81,5 euros), foi hoje anunciado.

De acordo com o Ministério Público, o julgamento também previsto para hoje do jornalista britânico Simon Wright, alegadamente cúmplice na preparação da ação do adepto, foi adiado para 7 de julho, por as autoridades quererem aprofundar as investigações.

O adepto Pavlos Joseph, originário de Londres, “declarou-se culpado perante o tribunal e reconheceu que violou as regras da Federação Internacional de Futebol ao entrar numa área restrita sem acreditação”, afirmou o seu advogado, Craig Webster.

Pavlos Joseph foi julgado no Tribunal Especial do Cabo, um dos 56 instituídos no país para lidarem com casos relacionados com o Campeonato do Mundo de futebol na África do Sul.

O adepto entrou na zona dos balneários após o empate a zero entre a Inglaterra-Argélia e, dirigindo-se a David Beckham, acusou a seleção de ser “uma equipa miserável”.

Inicialmente, Pavlos tinha declarado às autoridades que chegou àquela zona depois de se ter perdido no estádio quando procurava uma casa de banho.

As autoridades detiveram posteriormente o jornalista Simon Wright, do Sunday Mirror, sob a acusação de ter ajudado Pavlos a esconder-se das autoridades ainda no estádio, antes de ser encontrado pela polícia num hotel da Cidade do Cabo.

Acusam igualmente Wright de ter planeado a ação do adepto com a intenção de demonstrar as falhas de segurança nos estádios sul-africanos que têm acolhido os jogos do Mundial.