O seleccionador Carlos Queiroz disse hoje que Portugal “vai aparecer mais forte no Campeonato da Europa” de 2012, fruto da maior simbiose com o grupo de trabalho que agora conhece melhor.

“Vamos analisar, reflectir o que esteve mal no Mundial e corrigir. Vamos aparecer mais fortes para o Campeonato da Europa, em melhores condições, com os jogadores melhor preparados. Um passo à frente”, resumiu.

Depois da goleada 6-2 sofrida ante o Brasil em Novembro de 2008, Queiroz disse que passou a saber com quem podia “contar para a guerra” e hoje, em jeito de balanço, deu duas vezes um recado similar: “A quem a camisola da selecção tiver um número inferior ao seu corpo, não precisa de estar aqui”.

Ainda assim, Queiroz quis passar uma mensagem de optimismo para o futuro, lembrando que no projecto Euro2012 Portugal vai “começar com muitas horas de treino”, em que conhece melhor os futebolistas e vice-versa.

“Isto é uma vantagem fantástica em relação aos próximos jogos. Mas temos de continuar a analisar os elementos fora da selecção, que progridem nos clubes, analisar tudo, para dar um passo à frente nas competências totais”, vincou.

Segundo o seleccionador, algum trabalho já está adiantado: “Vou começar com um guarda-redes que não tem zero internacionalizações. Vou para o Campeonato da Europa com soluções consolidadas a defesa esquerdo, direito, centrais, meio campo…”.

Portugal foi eliminado nos oitavos de final do mundial frente à campeã europeia Espanha, mas Queiroz diz que “os jogadores têm todas as razões para estar de cabeça erguida, pois fizeram todo o Campeonato do Mundo com toda a integridade, dignidade e ambição”.

“Foram brilhantes pela forma como se bateram e tudo o que fizeram e até onde chegaram. Aos adeptos digo que tenho a cabeça tranquila. Não tenho a noção de missão cumprida, mas do dever cumprido”, concluiu.