Enquanto o jornal O Jogo coloca em manchete a transferência “quase fechada” do jovem avançado chileno James Rodriguez para o FC Porto, que terá ganho a corrida ao Benfica pelo avançado do Banfield, todos os outros jornais diários destacam o adeus da selecção portuguesa à África do Sul.

“Lágrimas, desespero e polémica”, é a manchete de A Bola, em referência ao desaire dos portugueses e às posteriores versões contraditórias sobre o estado físico de Hugo Almeida (substituído no início da segunda parte) e às palavras amargas de Cristiano Ronaldo: “Explicar aos portugueses? Falem com o Carlos Queiroz”.

O Record escolhe a linguagem tauromáquica para dizer que Portugal foi colhido pela Espanha: “Ronaldo nas tábuas... ganhou ‘el touro’”, acrescentando aos casos de Hugo Almeida e do capitão da selecção as palavras de Deco no final do jogo.

O médio de Portugal, que questionou as opções técnicas do seleccionador logo depois do jogo inaugural, frente à Costa do Marfim (0-0), deixou entender que o clima com a equipa técnica se mantém cinzento: “Ambiente? Bom... entre os jogadores”.

Entre os generalistas, o Correio da Manhã realça que Portugal foi traído por um “erro de Queiroz”, em referência à substituição de Hugo Almeida pouco antes da Espanha ter apontado o único golo do encontro, por David Villa.

“Substituição de Hugo Almeida partiu a selecção e desorientou a equipa. Seleccionador disse que avançado estava exausto. Ponta de lança desmente cansaço”, refere o diário, acrescentando que Cristiano Ronaldo “é a grande desilusão do Mundial”.

Diário de Notícias, Jornal i, Jornal de Notícias e Público escolhem para a primeira página uma fotografia do guarda-redes Eduardo, considerado um dos melhores em campo, e quase todos escrevem sobre as mesmas polémicas.

Tal como o Correio da Manhã, também o Diário de Notícias considera que Portugal foi eliminado “após erro de Queiroz”, enquanto o Jornal i diz, friamente, que o torneio “Acabou”, junto de uma fotografia de Eduardo a chorar compulsivamente.

Para o Jornal de Notícias, as lágrimas do guarda-redes do Sporting de Braga no final do encontro foram “O rosto da nossa tristeza”. O Público deixa apenas a pergunta: “Que fizemos nós para merecer isto?”.