As declarações do técnico acontecem um dia após a eliminação da selecção de Portugal, capitaneada por Cristiano Ronaldo, nos oitavos de final do Mundial da África do sul2010, ao perder com a Espanha, por 1-0, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

“Há muita gente em Portugal que não sabe valorizar o Ronaldo, em Espanha é um jogador muito acarinhado, respeitado e em Portugal não, nem o valorizamos e isso é algo do nosso país. Temos que o valorizar, não esteve tão bem mas os grandes jogadores são assim”, afirmou Jorge Jesus.

O técnico “encarnado”, que falava à margem da apresentação do equipamento alternativo do Benfica para a próxima temporada, considerou que as declarações do avançado do Real Madrid, após a eliminação frente à Espanha, foram um “desabafo sem intenção de atingir” o seleccionador Carlos Queiroz.

“Tínhamos equipa para chegar ao título porque sei o valor dos jogadores portugueses. Foi uma desilusão de todos pois sentimos que Portugal podia chegar mais longe. Começámos com um discurso negativo logo de início”, lamentou Jorge Jesus, que levou o Benfica ao título nacional na época passada.

“A Espanha foi melhor que Portugal e porque é que Portugal perdeu? Eu sei, mas eu sou treinador do Benfica”, disse, rejeitando comentar as opções de Carlos Queiroz.

Sobre Fábio Coentrão, jogador do Benfica, o treinador do clube da Luz referiu que tem cada vez mais a “convicção que vai ser um dos melhores laterais do Mundo” e deixou nas ‘mãos’ do presidente Luís Filipe Vieira a decisão de uma possível transferência do jogador luso.

“Antes do Mundial disse que o Fábio ia ser a revelação, disse que ia ser um dos melhores laterais do mundo e cada vez mais tenho essa convicção. É um lateral esquerdo de um nível muito alto”, disse.

A imprensa desportiva lusa tem feito referência ao alegado interesse do Bayern de Munique na contracção de Fábio Coentrão, jogador que esteve em evidência na selecção de Portugal durante o Mundial2010.