Na saída de Magaliesburg, depois de perder com a Espanha por 1-0, os navegadores tinham à sua espera cerca de meia centena de pessoas, entre portugueses, locais e elementos das lojas e hóteis que, durante este período, viram aumentar substancialmente o seu negócio com a presença das centenas de jornalistas e adeptos que acompanharam a campanha da selecção no Mundial 2010.

Longe da glória da chegada, a 6 de Junho, houve mesmo quem questionasse a fraca presença de adeptos nesta hora. "Devia estar mais gente, há alguns que estão a trabalhar, mas sei de muitos que não vieram porque não querem", disse ao Sapo Desporto uma das adeptas visivelmente emocionada com a partida de Portugal.

Apesar de tristes com a derrota, os emigrantes portugueses mostram-se satisfeitos com o desempenho de Portugal e chegam mesmo a falar de "sorte" no golo marcado por David Villa.

Queiroz vai iniciar a preparação para o Euro 2012, mas, para já, terá de lidar com a polémica levantada terça-feira pelas declarações de Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida no final do jogo.