Apesar da satisfação, nem Rogge, nem o presidente sul-africano, Jacob Zuma, após uma reunião privada entre ambos, abordaram a possibilidade do Mundial2010 impulsionar no futuro uma candidatura à organização de Jogos Olímpicos pela África do Sul.

A possibilidade de uma candidatura aos Jogos de 2020 pela Cidade do Cabo ou por Durban, que foi encorajada no passado por Rogge, suscitou um amplo debate no país.

Zuma, numa entrevista recente à FIFA, não excluiu essa hipótese: “Não vejo porque não podemos candidatar-nos a acolher os Olímpicos”.

No entanto, a eventual entrada na corrida não foi abordada na residência presidencial, em Pretória, ao contrário do Mundial2010.

Rogge assegurou que a competição “vai ser recordada por muito tempo e será o orgulho de África”.

“Falamos muito sobre o torneio, tão maravilhoso que tem sido, tão alto que nós soprámos as vuvuzelas”, frisou Zuma, aludindo aos instrumentos popularizados na competição, pelos adeptos de todas as selecções, seguindo a tradição sul-africana.

Zuma disse ainda ter agradecido a Rogge o papel do COI durante o apartheid, excluindo a África do Sul das competições enquanto não foi abandonado o governo da minoria branca.

A decisão sobre o anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2020 será tomada em 2013, mas as candidaturas preliminares devem ser submetidas no próximo ano.
Já na quinta-feira, o presidente da FIFA incitou a uma candidatura sul-africana.

“Se algum país em África pode acolher os Jogos Olímpicos é a África do Sul”, referiu Blatter, reforçando “se um país pode receber com sucesso um Mundial de futebol, esse país pode, seguramente, organizar os Jogos Olímpicos”.

O Mundial2010 teve como palco dez estádios diferentes, em nove cidades, enquanto os Jogos Olímpicos devem estar concentrados numa só cidade.
África é o único continente povoado que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. A Cidade do Cabo falhou a organização em 2004, numa votação feita em 1997, conseguindo apenas a terceira posição, atrás da vencedora Atenas e de Roma.

Com os novos estádios construídos na Cidade do Cabo e em Durban, para o Mundial, estas cidades pode aproveitar para impressionar os dirigentes olímpicos, sobretudo Durban, por receber em Julho de 2011 a 123.ª sessão do COI, quando será anunciada a cidade organizadora dos Jogos Olímpicos de inverno de 2018.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.