Não só a final é uma estreia por si só, como as duas selecções não se tinham cruzado em jogos oficiais de fases finais de campeonatos do Mundo ou de Europeus. Em 1983, na fase de qualificação para o Europeu do ano seguinte, que se realizou em França, a Holanda e a Espanha faziam parte do Grupo 7 de apuramento. Dos dois confrontos, saiu uma vitória para cada lado (a Holanda venceu em casa por 2-1 e perdeu em Espanha por 1-0). No entanto, os espanhóis conseguiriam a qualificação, tendo chegado mesmo à final, perdendo apenas com a anfitriã França, mas a Holanda não chegaria a estar presente.

E a história oficial resume-se a este par de partidas, que culmina este domingo com o jogo do desempate.

Em jogo amigáveis, a história também não é muito longa. O primeiro foi em 1957, com uma vitória robusta da Espanha por 5-1 (o resultado mais dilatado entre as duas equipas). Em 1973, 2000 e 2002 a vitória sorriu à formação holandesa, com a Espanha a garantir só mais um triunfo em 1980. Ainda em 1987, resultaria um empate a um golo.

Em oito jogos disputados, entre particulares e oficiais, a Holanda leva ligeira vantagem, com quatro vitórias contra três da Espanha. Contudo, o polovo Paul contraria esta tendência, ao dar a vitória à equipa de Xavi e companhia.

A final do Mundial de 2010 disputa-se este domingo, às 19:30, no estádio Soccer City, em Joanesburgo, e coroará uma estreante como campeã do Mundo.