Todos os jornais, da esquerda à direita, optaram por dedicar primeiras páginas monográficas à histórica vitória de domingo, com alguns a fazerem até da capa e contracapa um poster gigante com a palavra “campeões”.

De todos os principais jornais do país, tanto desportivos como generalistas, o único que inclui outro assunto na primeira página que não a vitória espanhola é o El Mundo, que faz uma referência à manifestação de sábado, em Barcelona.

“Euforia em Espanha depois de se coroar pela primeira vez no cume do futebol”, escreve o El País, o jornal generalista mais vendido em Espanha, que dedica ao assunto um editorial intitulado “Esplendor na relva”.

O jornal dá ampla cobertura também aos festejos, com uma foto recolhida a partir da Praça Cibeles a mostrar as dezenas de milhares de pessoas que saíram à rua, no centro de Madrid, para celebrar e viver “o êxtase da vitória”.

“De aqui à eternidade”, foi o título escolhido pelo El Mundo, que também dedica um editorial e várias páginas à vitória em Joanesburgo.

O ABC é parco em palavras, dedicando a sua capa e contracapa a uma foto com o momento em que os espanhóis erguem a taça. “11-J para a história de Espanha – Campeões”.

O mesmo acontece com o La Gaceta, à direita, que tem apenas uma foto gigante, envolvendo todo o jornal e o título “Orgulhosos de ser espanhóis”, e com o Público, à esquerda, onde a foto é praticamente a mesma e a legenda, gigante, diz “La Roja reina”.

Os desportivos Marca e As dedicam praticamente toda a edição ao assunto, com o primeiro a optar pelo título “Que sim, que somos campeões” e o segundo a escrever simplesmente “Campeões do Mundo”.

Todos os jornais parecem ter ganho com a vitória espanhola, com dezenas de anúncios das principais marcas em Espanha, a maioria de página inteira, a congratular a selecção.