A selecção de futebol da África do Sul já tem novo seleccionador, Pitso Mosimane, que desempenhará o cargo nos próximos quatro anos, sucedendo a Carlos Alberto Parreira, que dirigiu os "Bafana Bafana" no Mundial2010.

“Não aceitei este cargo para mudar por mudar, mas se forem necessárias mudanças, fá-las-ei mesmo que sejam impopulares”, declarou Pitso Mosimane, que se diz preparado para “liderar e elevar a selecção da África do Sul a um nível superior”, aludindo à eliminação da equipa na primeira fase do Mundial2010, disputado em casa.

O primeiro desafio de Mosimane é a qualificação para a CAN2012 (Taça das Nações Africanas) num grupo complicado, do qual fazem parte o tricampeão Egipto, a Serra Leoa e a Nigéria. A África do Sul não se qualificou para a CAN2010, disputada em Angola.

“Pitso compreende perfeitamente os objectivos que perseguimos em termos de performance desportiva. Estamos impressionados pela sua determinação e confiança de que os atingirá”, disse Leslie Sedibe, porta-voz da Federação, sem explicar o que acontecerá caso o novo seleccionador não alcance esses objectivos.

Segundo Sedibe, Pitso Mosimane deve qualificar a África do Sul para a CAN2012, para o campeonato africano das nações 2013 (o CHAN reservado a jogadores locais) e para o Mundial2014, a disputar no Brasil.

O seu antecessor no cargo, o brasileiro Carlos Alberto Parreira, abandonou o cargo logo após o Mundial2010, no qual não conseguiu atingir os oitavos de final, integrado no grupo A, com a França, o Uruguai e o México, tendo as duas última selecções seguido em frente.

Entretanto, já está definido o primeiro jogo dos "Bafana Bafana" sob o comando técnico de Mosimane, um “amigável” frente ao Gana, a selecção africana que melhor comportamento teve no Mundial2010, ao atingir os quartos de final.

Já a “doer” será o jogo frente à Nigéria, em Setembro, em Nelspruit, de apuramento para a CAN2012.