Depois de ter alcançado a Bota e a Bola de Ouro, o jogador português foi premiado pela FIFA, após votação de seleccionadores nacionais e capitães das selecções.

Ronaldo sucede a Kaká e é o segundo português a vencer o troféu, depois de Luis Figo.

Após receber o prémio das mãos de Pelé, Ronaldo agradeceu à família e disse ser um «momento único» na sua vida. A mensagem estendeu-se aos colegas do Manchester, adiantando, «espero cá voltar».

Mal foi conhecida a notícia, rebentaram foguetes na Madeira. Emocionada, a mãe de Ronaldo afirmou que «sente um orgulho muito grande» e que «a festa vai ser pela noite fora».

Cristiano Ronaldo reuniu no total mais votos que o somatório dos seus colegas de pódio, Lionel Messi e Fernando Torres.

O avançado português do Manchester United, terceiro em 2007, somou 935 pontos, seguido pelo argentino do Barcelona, que repetiu o segundo posto de 2007, com 678, e do espanhol do Liverpool, com 203.

Entre os seleccionadores e "capitães" das selecções do Mundo responsáveis pela escolha, Cristiano Ronaldo recebeu 136 votos para melhor futebolista, 77 como segundo a 24 como terceiro: para o somatório final, o primeiro vale cinco pontos, o segundo três e o terceiro um.

Carlos Queiroz considerou a eleição de Ronaldo para melhor do Mundo como tendo sido alcançada com
"mérito e justiça".

Em declarações ao sítio de Internet da Federação Portuguesa de Futebol, Carlos Queiroz, ex-treinador de Ronaldo no Manchester United, elogiou as qualidades do avançado da Selecção Nacional, "mérito e justiça caminharam de mãos dadas nesta decisão. É um feito inédito para um jogador tão novo e com uma carreira ainda tão grande pela frente. Quero dar os meus parabéns ao Cristiano Ronaldo e deixar votos que este prémio constitua um estímulo e a inspiração para uma carreira que tem ainda muito por concretizar", concluiu o técnico da selecção portuguesa.