Hoje o dia foi passado no barco. Embarcámos ontem em Barcelona e iremos desembarcar hoje em Tanger já bastante tarde porque houve um atraso de cerca de 5:00 horas com o embarque. Depois teremos todas as formalidades de fronteira e seguir-se-ão cerca de quatro horas e meia de estrada para chegarmos a Meknes onde passaremos a noite. Vamos chegar tarde ao hotel e temos esta desagradável sensação de que o rali nunca mais começa.

Este dia passado no barco é uma benção para todas as equipas uma vez que os dias que antecedem o rali deixam-nos de rastos. Há toda uma infinidade de coisas a preparar para além do trabalho normal que temos de fazer diariamente. Por isso esta paragem serve sobretudo para descansar. Dormimos bastante, o mais que conseguimos. Para além disso aproveitamos para conviver. Aqui ainda estamos todas bem dispostas e cheias de expectativas. Toda a gente sorri a toda a gente sem qualquer descriminação. Depois do rali começar há sorrisos que se apagam e há quem já não consiga ser cordial. É natural… cada um reage de forma diferente perante o stress. Aqui travam-se conhecimentos, estabelecem-se laços. Como boas mulheres que somos, somos logo capazes de dividir todas as equipas que participam no rali em dois grupos: o de quem gostamos e com as quais estamos dispostas a colaborar e o de quem não gostamos e que decididamente vamos ignorar… E a selecção fica feita!

Eu e France fartamo-nos de conversar. Acima de tudo tentamos rever algumas situações, afinamos estratégias, tomamos decisões à volta dos mapas do ano passado e procuramos formas de nos aperfeiçoar. Fazemo-lo com os mapas do ano passado porque a organização já não nos dá as cartas no momento das verificações mas apenas uma ou duas horas antes de iniciar o prólogo. As cartas do ano passado vamos ter de as entregar ao mesmo tempo que entregamos os telefones, ou seja, antes do prólogo. Segundo consta, havia sempre quem marcasse nas cartas alguns pontos, referências de anos anteriores e agora já não o podemos fazer. Pela mesma razão a organização deixou de publicar no site o mapa global do percurso… para evitar pesquisas. Compreende-se!

Enfim… ano após ano o rali vai-se tornando cada vez mais difícil e, em simultâneo, as concorrentes cada vez mais hábeis.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.