O rali começou com muito vento e frio e foi com muito vento e calor que terminou. Esta noite foi a mais curta de todas e o sono foi interrompido várias vezes pelo forte abanar da tenda face à tempestade de areia que durou toda a noite. Esta, muito fina, entra pelo tecido da tenda e acordamos completamente cobertas.

Não há nada na nossa bagagem que esteja livre de areia. Todas nós estamos sujas, cansadas e com mau aspeto e isso parece-nos normal. À saída do duche, que aqui temos o privilégio de tomar, ficamos exatamente com o mesmo aspeto e sensação com que entrámos. O nosso cabelo tem a textura da palha e um tom acinzentado qualquer que seja a sua cor original.

Em Marrocos tem chovido bastante e esse facto tornou o deserto mais simpático. Desapareceram as pequenas dunas de areia mole que nos obrigavam constantemente a cavar e as grandes dunas dos Erg Chebbi e Chegaga estavam bem compactadas e eram fáceis de percorrer. Este facto contribuiu, de alguma forma, para o surpreendente número de acidentes que se verificaram este ano nas dunas. Para além disso as linhas retas também eram mais fáceis de executar o que tornou imperdoável o mais pequeno erro de navegação.

Na categoria Expert todas as equipas são experientes, todas conhecem bem o terreno e vale tudo para ganhar um metro. Talvez por essa razão, mas não só, foi mais difícil para nós conseguir um bom lugar. Fiquei bem longe da classificação a que aspirava e confesso-me um pouco desanimada. Eu diria mesmo frustrada.

Este é um rali fabuloso na sua concepção, mas as bússolas não são rigorosas as cartas são antigas e mal desenhadas e por vezes não conseguimos perceber alguns desvios de percurso. Em termos de condução é preciso estarmos seguras de conseguir passar em qualquer sitio e o meu relacionamento com a Amarok este ano foi melhor que nunca.

Preservando a mecânica consegui ir onde era necessário. Tratando-se de um carro de série deu provas de qualidade. O que nos falta então? Alguns detalhes seguramente porque para ganhar precisamos de ser boas em todas as áreas.

Hoje foi o dia de viagem para Essaouira onde vão ter lugar vários eventos de encerramento. Um dia em que ainda não sobra tempo para parar, descansar e refletir.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.