Chegou o momento de festejar, hoje é o dia. O rali terminou. Para trás ficaram os momentos de cansaço, de aflição, de angústia... de desespero perante as dificuldades. O medo de ficar só, de ficar "perdida" para sempre algures no deserto que parece não ter limite. Na memória levamos connosco o prazer da superação. Todos os truques que inventámos para resolver os problemas que tivemos e o prazer de descobrirmos que, afinal, somos capazes. Isso vale muito! Estas mulheres voltam mais fortes, mais seguras! Por isso cada uma hoje sente vontade de festejar. Todas têm a sua razão para estar contente nem que seja pelo simples facto de terem conseguido reunir as condições necessárias para participar no maior rali de navegação do mundo... O tal que durante anos foram vendo na televisão e que lhes parecia inacessível. Hoje todas as equipas procuram alguém que lhe conduza o carro e o desfile na praia é feito bem em cima do tejadilho onde possam soltar o entusiasmo e abanando a sua bandeira com toda a energia que lhes resta. Ao meu lado está a France com quem partilhei este rali com a sua enorme bandeira belga. A minha é única no meio de tantas....mas é a mais bonita de todas e é plena de significado. Adoro exibi-la no final de cada rali pois ela representa a minha identidade e simboliza também todas as minhas conquistas.

Lá ao fundo, junto às muralhas de Essaouira, estará toda a gente à nossa espera para nos recompensar com os seus aplausos, família, amigos, patrocinadores... Depois entramos na tenda e lá terá lugar a entrega de prémios. Há taças para todas, como não poderia deixar de ser.... Mas há também prémios especiais: "Primeira participação", o "Challenge Beauty Car" e o "Troféu MDJS". Lá dentro estarão todas as pessoas que estiveram envolvidas no rali. Nós aplaudimos em grupo os elementos da organização que estiveram connosco durante todos estes dias. Eles merecem!

À noite temos o jantar de encerramento. Nesse momento, os coletes são enfiados no fundo do saco e substituídos pelos vestidos de gala, os sapatos de salto alto substituem os ténis já gastos e empoeirados e a base toma o lugar do protector solar. As mulheres ficam irreconhecíveis e vivem um momento de glamour! É o último momento do rali. Amanhã cada uma retomará o seu caminho de regresso a casa, ao seu dia-a-dia de trabalho que poderá continuar igual ao que era antes mas que será visto e sentido de uma maneira diferente!