No grupo H, Sporting de Braga e Partizan de Belgrado são as duas equipas que ainda não somaram qualquer ponto. Nos dois jogos disputados averbaram duas derrotas o que as deixa já bem longe do sonho de seguir em frente na Liga milionária.

Depois de eliminar na fase preliminar de forma fantástica Celtic e o Sevilha, na fase de grupos a equipa de Domingos Paciência somou duas pesadas derrotas que a colocam no último lugar, sem qualquer golo apontado e como a equipa mais batida da Liga dos Campeões (nove golos sofridos).

No Emirates Stadium, os bracarenses foram esmagados pelo Arsenal de Inglaterra por uns claros 6-0. No encontro seguinte foi a vez do Shakhtar Donetsk derrotar o Sp. Braga por 3-0, em jogo disputado no Estádio Axa.

Já o Partizan chegou a esta Liga dos Campeões depois de eliminar em fases preliminares: o FC Pyunik, o HJK Helsinki e o Anderlecht. Na fase de grupos perdeu também os dois encontros mas por resultados menos desnivelados. Primeiramente em casa frente ao Arsenal por 1-3 e depois na Ucrânia por 1-0 diante do Shakhtar.

Desta forma, Braga e Partizan disputam aqui, praticamente o terceiro lugar do grupo e consequente acesso à Liga Europa, perante o distanciamento pontual (seis pontos) que já levam dos restantes adversários.

No historial de confrontos com equipas sérvias, o Sporting de Braga apenas defrontou o Estrela Vermelha. Na primeira eliminatória da Taça UEFA 2005/06, os arsenalistas somaram dois empates frente à equipa sérvia e foram eliminados pela regra dos golos marcados fora.

Na segunda ocasião (19-12-07), em jogo referente à fase de grupos da Taça UEFA, os minhotos venceram em casa o Estrela Vermelha por 2-0 com golos de Linz e Wender.

Já o Partizan conta com inúmeros confrontos com equipas portuguesas (Sporting, FC Porto e Portimonense). Das seis vezes que visitou o nosso país, o clube sérvio conseguiu vencer apenas por uma vez, quando bateu o Sporting, por 3-1, na primeira eliminatória da Taça UEFA de 2002/03.

Nos respectivos campeonatos, o Sporting de Braga ocupa sexto lugar, após sete jornadas, enquanto que o Partizan está no segundo posto da Liga sérvia com 19 pontos, após oitos jogos disputados.

O jogo Sporting Braga – Partizan está marcado para as 19h45, desta terça-feira e será apitado pelo árbitro francês Laurent Duhamel.