Este jogo demonstrou que a lógica em futebol é incoerente. O domínio do jogo quando não concretizado em golos torna-se efémero. O que se observou em Barcelos, mostrou-nos que o golo madrugador do Benfica não serve de exemplo pois surgiu numa fase equilibrada, o primeiro golo do Gil Vicente foi a exceção.

Contra natura os outros dois foram marcados em períodos de supremacia da equipa que os sofreu. O Benfica marcou o segundo quando o Gil Vicente era nitidamente superior, tinha conquistado vários cantos consecutivos e obrigou Artur a executar três extraordinárias defesas. O Gil Vicente marcou numa altura em praticamente só defendia perante a supremacia do Benfica.

Inicialmente o Benfica apresentou um 4x1x3x2, este sistema pode resultar em termos atacantes, proporciona amplitude ao jogo, bem executado, (raramente sucedeu), o carrossel dos pontas de lança com a colaboração de Aimar geram jogadas vistosas e eficazes ao primeiro toque como a do segundo golo do Benfica. Contudo ontem Gaitan teve uma fraca atuação, tal como Nolito apesar do golo. Porém ontem faltou a inspiração dos tecnicistas e as variantes rápidas, construtivas e eficazes. Neste tipo de jogos fazem falta jogadores que dominem o jogo aéreo, Luisão e Cardoso são exímios e importantes nos lances de seguimento de bola parada, os quais não se realizaram.

Contudo este modelo tem o reverso da medalha, é que a defender é menos dinâmico e organizado. Dos seis jogadores que alinham à frente da defesa, só Javi Garcia defende, os quatro argentinos e até Nolito (só neste jogo) não defendem. Esta a razão por que na primeira parte o Gil Vicente personalizado, num 4x3x3 dinâmico, com três homens contra um no meio campo, esteve melhor, muito melhor coletivamente que o Benfica.

Na segunda metade o Benfica empurrou literalmente os de Barcelos para o seu reduto defensivo, por duas razões: a entrada de Axel Witsel e com a mudança para 4x3x3, o Benfica ficou mais equilibrado, e porque o Gil Vicente caiu imenso fisicamente, todavia Laionel ainda teve força para voar e cantar de poleiro.

Para um jogo de estreia foi um bom e expectante espetáculo, quatro bonitos golos, um auspicioso regresso do Gil Vicente que demonstrou grande carácter. O Benfica candidato, pois tem material humano para apresentar modelos e táticas alternativas. É princípio de época o que implica experiências, adaptações, ajustes para definir e alcançar objetivos.