Ontem no Estádio da Luz aconteceu uma simbiose quase perfeita, o décimo segundo jogador puxou, galvanizou, aplaudiu, moralizou, transmitiu confiança aos jogadores ao aplaudi-los incessantemente. 

A equipa retribuiu, empolgou-se, encantou, fascinou, ofereceu-lhe a melhor exibição da época e pôs em delírio os 45 mil benfiquistas presentes e mais os tais 6 milhões que viram o jogo na RTP. 

Acredito que até os adeptos de outros clubes ficaram satisfeitos, por Portugal colocar mais um clube na Liga dos Campeões, onde por mérito próprio já estava o indiscutível campeão, F. C. do Porto. É salutar ver que as paixões clubistas se diluem nas competições internacionais. Hoje a grande maioria dos verdadeiros desportistas deseja que as equipas nacionais, (para além do seu clube), continuem nas provas onde estão inseridas.

Jesus disse que o Twente era uma equipa de vocação ofensiva, por isso iria equilibrar mais a equipa. Foi uma mensagem para holandês ver. Porque o futebol do Benfica é de preponderância atacante. Jesus não é de ficar à espera, de defender, sabia que neste segundo jogo a melhor defesa seria o ataque. E urdiu uma estratégia para quebrar o dique holandês.

Ai mar e mar, a criar e organizar. Ai mar e mar para desmoronar. Jesus montou uma estratégia para furar as redes de”aço”, o sustentáculo do dique holandês. O grupo coeso, seguiu o plano, correspondeu, trabalhou muito e bem rompendo as vagas. Na primeira parte, fizeram quinze investidas para destruir os pilares. Se a maioria das bombas foram de pólvora seca, pelo menos quatro delas, flagrantes tinham tudo para fazer explodir o alvo e o estádio, (de alegria), mas erraram o objectivo.

Na segunda parte o Benfica disparou menos, (dez vezes), contudo acertou por três vezes. E se os golos não resultaram, via futebol renda de bilros, ou de croché que embelezou o futebol das águias. Jesus disse aos seus pupilos - se não marcamos de bola corrida, vamos accionar os lances de bola parada…- Witsel e Luisão, assimilaram bem a lição.

As duas defesas impossíveis, (para guarda-redes comuns) de Artur e o golo de Ruiz, evidenciam que Jesus agiu bem psicologicamente, ao lançar a isca ao técnico do Twente. Os holandeses tinham goleado fora de casa, o Heerenveen por 5-1.Adriaanse, pensou que o Benfica iria jogar com cautelas, e manteve a mesma equipa. Mas saiu-lhe o tiro pela culatra. O assédio atacante do Benfica, transformou o Twente numa equipa defensiva, a qual só rematou, 5 vezes durante o jogo.

Hoje na Liga Europa, jogam o Sporting, o Braga, o Nacional e o Vitória de Guimarães. Apesar dos resultados obtidos na primeira - mão da eliminatória, não serem optimistas, excepção para o Sporting.

A experiência exemplifica que em futebol não existem vencedores antecipados. Como desportista e português desejo que todas estas equipas continuem na Liga Europa. É difícil, mas não impossível.  

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.