O Sporting foi a equipa que mais perto esteve de vencer o jogo realizado em Guimarães. Rematou mais, mas não marcou. Teve mais cantos, mas não resultaram. Mais posse de bola, mas nem sempre melhor gerida. Mais ataques, mas inoperantes.

Para além disto o que é muito promissor, parece reunir outros argumentos para alterar e melhorar o rendimento e a eficácia. A equipa tem a base que é fundamental em qualquer atividade. A capacidade volitiva. A capacidade volitiva é uma constante, onde o entusiasmo, a vontade, o querer, a determinação e a entrega ao jogo devem ser continuas. Ontem isso foi evidente.

Tem um grupo de jogadores, recheado por elementos de grande valor, tem um banco com muito mais qualidade do que o ano passado. A equipa é uma mescla de experiência e juventude, o que é bom. Parece mais segura no aspeto defensivo. O meio campo é muito forte, Elias está a demonstrar todo o seu potencial, (o que não aconteceu na época passada), Gelson, Adrien, André Martins, Schaars, Rinaldo….  

O ataque tem muita gente e de grande qualidade. Agora só é necessário extrair e aproveitar o potencial e as características dos bons elementos. É preciso ensinar, explicar, formar e preparar individualmente, para que se integrem e executem os planos elaborados. O detalhe é muito importante, alguns jogadores correm, correm, mas não sabem quando devem parar, outros fazem o mais difícil e por precipitação erram o mais fácil. É preciso trabalhar estes pormenores para valorizar os jogadores.

Por exemplo: Wolfswinkel é o ponta-de -lança que todos os treinadores desejam. Mas pergunto porque é que este jogador durante 90 minutos toca em média, só 10 vezes na bola? A jogar em 4x3x3, o ponta-de- lança nunca deve deslocar-se para os corredores laterais, porque depois não está no seu habitat para receber o passe.

Se o Sporting tem uma equipa que dá uma grande amplitude ao seu futebol, dado que tem dois laterais com características ofensivas e estremos muito rápidos, criativos, e incisivos, porque é coloca só um jogador como possível recetor, no centro da área? Ontem contei os centros realizados 41, (incluindo os cantos), pasme-se o aproveitamento foi de 2 remates. Isto deve-se à presença de um só jogador na área, (exceto nos cantos), e também sobretudo também por má execução e direção dos cruzamentos.