Esta semana falou-se muito que a Udinese era uma equipa cínica. Cinismo é uma das palavras desapropriadas no futebol. Cinismo é uma promessa antagónica à realidade, é uma pessoa que elogia outra, que se faz amiga dos seus semelhantes, mas que por detrás diz mal, e critica. O Udinese não enganou ninguém todos sabiam que iriam apresentar o catenaccio, e que sempre que pudesse tentaria aproveitar o contra ataque. Mais sincera, a Udinese não podia ser.  

Sabemos que o futebol é um jogo contraditório, por vezes o resultado final, não reflete o que se passou em campo. Foi o que aconteceu ontem, e se não fosse as duas excelentes defesas de Beto? Maior seria a “injustiça”. É evidente que o Braga foi superior em todos os capítulos, (exceto no resultado), apresentou um excelente coletivo, onde os jogadores estiveram motivados e realçaram de forma inteligente: a técnica, a tática, e estão muito bem fisicamente.  

O furacão de jogo atacante do Sporting de Braga, foi uma constante, mas insuficiente. Não inundou, nem causou muitos estragos no dique dos italianos. Mas, foi bonito ver esta obra da natureza elaborada por José Peseiro. O Braga apresentou de forma inteligente uma variada circulação de bola, na tentativa de abater a muralha defensiva da Udinese. A organização atacante do Braga, tentou encontrar pontos fracos, atacou pela esquerda, pela direita, e pela zona frontal.

José Peseiro sabendo que a filosofia de jogo do Udinese, tinha como objetivo defender e defendeu bem, quase sempre com 10 jogadores. Aconselhou os seus jogadores para rematarem de fora da grande área já que a penetração na zona frontal com os jogadores que iniciaram o jogo era quase impossível. Os remates de fora da área quando potentes, e bem direcionados muitos deles acabam em golo. Hugo Viana rematou muito, mas sem direção, fica o míssil teleguiado de Ismaily, mas que golo!

Depois deste jogo. O Braga pode e deve acreditar, na entrada da fase de grupos. Esta exibição motiva, entusiasma e transmite confiança. (Apesar de não existirem jogos iguais.). O Braga apresenta-se numa forma muito positiva para esta altura da época. Como já dissemos praticou uma exibição de alto nível. Este bom momento, a repetir-se, é garantia, passaporte para seguir em frente…