Os clubes de futebol são empresas falidas onde paradoxalmente os empregados: jogadores, treinadores e administradores da S. A. D. recebem ordenados milionários. Mesmo sem trabalhar os treinadores recebem mensalmente os seus salários. Pelas notícias da comunicação social, Domingos aufere, sem mexer uma palha, à volta de um milhão de euros, e Sá Pinto receberá até ao final do termo do contrato mais de 750.000 Euros.

Admiro-me porque se fazem contratos de dois ou três anos com os treinadores. A experiência diz-nos que os treinadores, consoante os resultados, estão mais ou menos a curto ou longo prazo. No Sporting nem têm tempo para aquecer o banco. Se os jogadores entram em Julho e podem sair em Dezembro porque não estabelecer vínculos com os técnicos por seis meses, com opção de renovar por mais tempo. Quando as coisas correm mal aos treinadores despedidos estes exigem o pagamento até ao último dia. A direção leonina, escaldada, desta vez vai assinar com o próximo treinador só até ao final da época.

É tempo de ponderar. Os clubes devem centenas de milhões e não há dinheiro nem para mandar cantar um cego. Não podem continuar a desperdiçar os cêntimos em jogadores medíocres. De quem é a responsabilidade pela aquisição de elementos como Bojinov, Ribas, Caicedo, Torsigliere, Pedro Mendes, Maniche, Zapater, Ângulo, Rodriguês, Xandão e o regresso de Renato Neto. O Sporting tem de cortar nas gorduras, deve fazer uma lipoaspiração.

O Sporting tem uma das melhores academias do mundo em termos de formação de futebolistas. Se tem um défice irremediável, impagável, só tem um caminho a seguir para diminuir a dívida aos bancos. Mudar a filosofia da Academia. Pois, ultimamente, a gestão tem sido pouco rentável. Primeiro, porque colocam treinadores teóricos sem técnica de execução a ensinar os putos a jogar à bola? Segundo, porque se vendem juvenis e juniores por tuta e meia. Terceiro, porque a despesa da Academia começa a ser insustentável. Quarta porque não se aproveitam os promissores leões e se emprestam para brilharem em clubes estrangeiros?

Um ex. diretor disse-me que tinham de vender os miúdos porque os empresários oferecem-lhes fortunas, e por isso ninguém segura os putos. Também as leis da UEFA e da FIFA só permitem que o clube assine contrato por três anos. Bem, o que é preciso é educar e entranhar nos miúdos uma cultura leonina. Depois é pressionar as entidades do futebol internacional para alongarem o tempo de contrato e demonstrar que a despesa, a educação e a formação dos miúdos é elevada.

O Sporting para tentar equilibrar o défice tem de apostar forte na Academia. Já não é campeão há dez anos. Se estiver maisdois ou três sem ganhar não morre ninguém. A construção de uma equipa, baseada nos jovens da Academia, mais quatro ou cinco jogadores de grande categoria europeia formará uma simbiose perfeita. Com um treinador competente, que apostasse na juventude, ao contrário de hoje, o Sporting terá capacidade para morder os calcanhares a Benfica e Porto. E os adeptos sabem que contam com um projeto para o futuro!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.